sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Agora está melhor




A funilaria está feita, recebeu camuflagem em tons de cinza, e bancos novos (tudo neste carro seguiu o modelo original)



Os pneus ainda não foram trocados e os bancos de tropa não tinham sido colocados, o carro estava apenas fazendo um teste.



Montagem


Aqui as peças grandes estão voltando para seus lugares, após isso começa a funilaria externa, enquanto isso os bancos eram preparados para serem colocados após a funilaria.



Início da recuperação



Chassis lixado e pintado com tinta anti-corrosão 




Aqui eu estava operando essa retro-escavadeira para levantar as peças mais pesadas. O motor já está no lugar enrolado em uma lona porque estava para chover (na época nós não tínhamos um barracão, mas ano passado nós construímos um o que tornou as coisas mais fáceis).
 Motor revisado e pintado, um pouco antes de ser colocado no lugar.

 Fundo anti-corrosão




A reforma



Primeiro passo: Desmontar tudo...

 Nesta foto dá para ver o tamanho da caixa de transferência, ocupa todo espaço entre o chassis, perceba as duas alavancas, uma da reduzida e outra da tração.


Perkins (Diesel)



Algumas fotos do EE-34 ano 1989, este modelo é o mais moderno deles fabricado completamente pela Engesa. Não se assustem porque ele estava bem arrebentado quando veio...








Parte traseira com bancos de tropa.

 Ele veio sem o câmbio e sem o diferencial dianteiro, por sorte a Engesa por ser fabricante nacional tinha que usar peças fáceis de serem encontradas e fabricadas no Brasil, por isso uma grande quantidade de peças deste carro é da D-20, e D-10. O câmbio é o Eaton 240V com cinco marchas a frente e uma a ré, mas como a caixa de transferência tem reduzida o conjunto total de marchas dobra sendo cinco a frente simples, mais cinco a frente reduzidas, o mesmo vale para ré, lembrando que a tração pode ser ligado tanto na simples como na reduzida, esta caixa de transferência também era usada nos caminhões da Engesa, ou seja ela é monstruosa para este carro!

O início

Este Blog foi criado com a intenção de mostrar a recuperação de dois modelos da viatura de transporte não especializado da Engesa modelo EE-34. Estes dois carros foram arrematados em um leilão do exercito, e vieram num estado deplorável, desmontados, faltando peças, com a pintura destruída, sem estofamento, sem pneus, etc... Este foi o início dos nossos trabalhos sobre estes carros, que envolveu  toda minha família, e este trabalho durou alguns anos, pois todo trabalho e eu digo "TODO" foi feito por nós, eu fiz a funilaria, meu irmão e meu pai fizeram a mecânica e minha mãe fez o estofamento, embora este não seja nosso ramo de atividade "oficial" (eu e meu irmão estudamos na Unicamp, eu ciências Biológicas e ele engenharia Agrícola) acredito que saímos bem neste desafio que ainda não está completamente vencido porque reformar um carro que você gosta é algo que parece não ser possível porque há sempre alguma coisa para melhorar. Ao longo do blog vou postar algumas fotos da reforma, algumas histórias da Engesa e até videos. Quem quiser participar fique a vontade para escrever suas histórias ou mandar fotos de seus jipes.

Viktor